Postado em 19 de Agosto de 2019 às 14h19

Prazo para fim de barragens a montante é prorrogado para 2027

Fonte: G1

A Agência Nacional de Mineração (ANM) adiou em até quatro anos o prazo para eliminação de todas as barragens do tipo “alteamento a montante”, como a que rompeu em Mariana (2015) e Brumadinho (2019). O novo prazo dado para a eliminação dessas estruturas é 15 de setembro de 2027.

Em uma resolução publicada em fevereiro, a agência havia fixado o prazo para 15 de agosto de 2021 para a eliminação das barragens a montante que estão desativadas e até agosto de 2023 para as que estão em funcionamento. Após consulta pública, a agência alterou a data.

Pela resolução publicada nesta segunda-feira (12) no “Diário Oficial da União” a eliminação das barragens a montante ou construídas por método desconhecido deve ocorrer nos seguintes prazos:

– até 15 de setembro de 2022 para barragens com volume inferior a 12 milhões de metros cúbicos;

– até 15 de setembro de 2025 para barragens com volume entre 12 milhões e 30 milhões de metros cúbicos;

– até 15 de setembro de 2027 para barragens com volume superior a 30 milhões de metros cúbicos.

A resolução anterior não previa datas diferentes de acordo com o volume da barragem. A barragem que se rompeu em Brumadinho tinha certa de 12 milhões de metros cúbicos de rejeitos.

A nova resolução também adiou de fevereiro de 2020 para setembro de 2021 o prazo para conclusão de obras para estabilização de barragens existentes.

O texto divulgado nesta segunda-feira também permite que as barragens a montante que estejam em operação possam permanecer ativas até o 15 de setembro de 2021. A eliminação das barragens a montante ativas na data da publicação da resolução seguirá o calendário por volume das outras barragens, informou a ANM.

A resolução proíbe que empresas responsáveis por barragens mantenham e construam qualquer instalação na zona de autossalvamento da barragem.

A zona de autossalvamento é a região que está a 10 km das barragens ou que pode ser atingida por eventual inundação em até 30 minutos. As instalações, obras e serviços existentes na área da barragem deverão ser desativados até 12 de outubro de 2019. Essa determinação vale para as barragens de mineração independentemente do método construtivo adotado.

O prazo anterior para remoção dessas estruturas era 15 de agosto de 2019.

A resolução dá como exemplo instalações de alimentação, de saúde ou de recreação. No caso da barragem da Vale, em Brumadinho, o refeitório dos funcionários da empresa estava próximo à barragem.

  • DISTRIMEDD - Engenharia de Segurança do Trabalho - DISTRIMEDD ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRBALHO E MEDICINA OCUPACIONAL, MEDICINA DO TRABALHO E ACOMPANHAMENTO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO.
Enviar para
Nome
E-mail
Telefone
Mensagem
Resolva :

Veja também

27 DE NOVEMBRO, DIA DO ENGENHEIRO E TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO27/11/19 O Dia do Técnico de Segurança no Trabalho é comemorado anualmente em 27 de novembro. Esta data homenageia os profissionais que têm como principal responsabilidade garantir a segurança e proteção dos demais colegas de trabalho. Para tanto, os Técnicos em Segurança no Trabalho certificam-se que todas as medidas preventivas para evitar acidentes......
Portarias aprovam novas NR 24 e NR 3 e altera a NR 2824/09/19APROVADAS AS NOVAS NR 24 E NR 3 E ALTERAÇÃO NA NR 28 Brasília/DF - O Ministério da Economia, por meio da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, publicou hoje, dia 24, no Diário Oficial da União, quatro portarias que tratam sobre as Normas Regulamentadoras e os......
OUTUBRO ROSA 29/10/19outubro rosa oque significa e seus benefícios Outubro Rosa: direitos de quem é diagnosticada com Câncer de Mama Muito se passa na mente de uma mulher diagnosticada com câncer de mama. Para além da vida pessoal, também surgem dúvidas em relação......

Voltar para NOTÍCIAS