Postado em 20 de Novembro de 2019 às 14h20

INFORMAÇÃO SOBRE O CA PARA EPI

ANIMASEG ORIENTA SOBRE O CA DE EPIs

O artigo 28 da Medida Provisória nº905, que institui o Contrato de Trabalho Verde e Amarelo, entrou em vigor no dia 12 de novembro e altera o artigo 167 da CLT – que pregava que um Equipamento de Proteção Individual (EPI) só pode ser posto à venda ou utilizado com a indicação do Certificado de Aprovação (CA) do Ministério do Trabalho.

Agora, o critério é que para o equipamento ser comercializado precisa contar com a indicação de certificado de conformidade emitido no âmbito do Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Sinmetro) ou de laudos de ensaio emitidos por laboratórios acreditados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

De acordo com a Associação Nacional da Indústria de Material de Segurança e Proteção ao Trabalho (Animaseg), isso significa que, neste momento, não se tem mais o CA, ainda que a NR-6 (Equipamento de Proteção Individual) continue em vigor.

A Associação argumenta que apresentou uma proposta de Certificação que mantinha o CA e que estava sendo negociada com a Secretaria do Trabalho há vários meses; e que não existe esclarecimento sobre como funcionará com o novo texto e o período de transição.

Assim, a Animaseg sugere a todas as empresas e laboratórios que mantenham os procedimentos para emissão/renovação de CA até que a Medida Provisória seja aprovada e/ou os critérios de transição sejam estabelecidos. A Animaseg continuará envidando todos seus esforços para que o CA seja mantido, conforme proposta em negociação com a Secretaria do Trabalho.

Fonte: Revista Proteção.

Enviar para
Nome
E-mail
Telefone
Mensagem
Resolva :

Veja também

FIQUE POR DENTRO DAS RETIFICAÇOES DA NR 12 E NR 106/08/19Retificações da NR 12 e NR 1 foram publicadas Brasília/DF - O Ministério da Economia, por meio da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, publicou hoje, dia 5 de agosto, no Diário Oficial da União, as retificações das portarias publicadas na semana passada que apresentam os novos textos da NR 1 (Disposições Gerais) e NR 12 (Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos).......
Acidentes de trabalho com máquinas causaram mais de 25 mil amputações03/07/19 Máquinas e equipamentos provocaram 528.473 acidentes de trabalho, tendo como consequência 2.058 mortes acidentárias notificadas e 25.790 amputações ou enucleações no Brasil entre 2012 e 2018. Os números......
PROJETO PREVE MUDANÇA NA COTA PARA TRABALHADORES COM DEFICIÊNCIA 05/12/19PL desobriga empresa de cumprir cota para trabalhador com deficiência O governo encaminhou ao Congresso um projeto de lei que praticamente acaba com a política de cotas para pessoas com deficiência ou reabilitadas. O PL 6.195/2019 permite que as empresas substituam a contratação pelo pagamento de um......

Voltar para NOTÍCIAS