Postado em 20 de Novembro de 2019 às 14h20

INFORMAÇÃO SOBRE O CA PARA EPI

ANIMASEG ORIENTA SOBRE O CA DE EPIs

O artigo 28 da Medida Provisória nº905, que institui o Contrato de Trabalho Verde e Amarelo, entrou em vigor no dia 12 de novembro e altera o artigo 167 da CLT – que pregava que um Equipamento de Proteção Individual (EPI) só pode ser posto à venda ou utilizado com a indicação do Certificado de Aprovação (CA) do Ministério do Trabalho.

Agora, o critério é que para o equipamento ser comercializado precisa contar com a indicação de certificado de conformidade emitido no âmbito do Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Sinmetro) ou de laudos de ensaio emitidos por laboratórios acreditados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

De acordo com a Associação Nacional da Indústria de Material de Segurança e Proteção ao Trabalho (Animaseg), isso significa que, neste momento, não se tem mais o CA, ainda que a NR-6 (Equipamento de Proteção Individual) continue em vigor.

A Associação argumenta que apresentou uma proposta de Certificação que mantinha o CA e que estava sendo negociada com a Secretaria do Trabalho há vários meses; e que não existe esclarecimento sobre como funcionará com o novo texto e o período de transição.

Assim, a Animaseg sugere a todas as empresas e laboratórios que mantenham os procedimentos para emissão/renovação de CA até que a Medida Provisória seja aprovada e/ou os critérios de transição sejam estabelecidos. A Animaseg continuará envidando todos seus esforços para que o CA seja mantido, conforme proposta em negociação com a Secretaria do Trabalho.

Fonte: Revista Proteção.

Enviar para
Nome
E-mail
Telefone
Mensagem
Resolva :

Veja também

Com sensores e alertas em tempo real, startup busca melhorar segurança ocupacional13/12/19 No Brasil, mais de 88 mil acidentes e 2.500 mortes por ano em operações que evolvem pessoas, máquinas e equipamentos são registrados, de acordo com dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho. Esses números representam um impacto na economia que supera os R$ 12 bilhões anuais. Sem esquecer, é claro, de todo o trauma que esse tipo de......
INFORMATIVO eSOCIAL 04/11/19adeus ao livro registro Mais uma obrigação foi substituída pelo eSocial. A Portaria nº 1.195, de 30 de outubro de 2019, da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, publicada hoje (31), passou a disciplinar o registro eletrônico de......
Trabalho home office e a segurança do trabalho.19/11/20 Neste artigo, falaremos sobre o trabalho home office e a segurança do trabalho. Tem muita gente se perguntando como fará para tratar essa situação do home office.Então, vem perguntas como: existe alguma previsão legal? Como lidar com esse tipo de trabalho na......

Voltar para NOTÍCIAS