Postado em 14 de Junho de 2024 às 15h10

EXAME TOXICOLÓGICO DE VOLTA AO ESOCIAL?

Entenda a Portaria MTE Nº 612/2024

Atenção, profissionais do transporte e empregadores! Fiquem por dentro das principais mudanças introduzidas pela nova Portaria do MTE:

Reintrodução do Exame Toxicológico no eSocial
A principal novidade é a volta dos exames toxicológicos no eSocial, reforçando o monitoramento da saúde dos motoristas profissionais. A forma exata ainda está em definição, mas o rigor está de volta!

Realização e Registro dos Exames
Motoristas profissionais de cargas e passageiros devem realizar o exame toxicológico:

Antes da admissão
Periodicamente a cada 2 anos e 6 meses
No desligamento
Uso dos Resultados e Avaliação Clínica
Resultados dos exames, realizados nos últimos 60 dias, podem ser usados para fins trabalhistas. Se o exame for positivo, é obrigatória a avaliação clínica para investigar possível dependência química, com possíveis ações como afastamento e reavaliação dos riscos ocupacionais.

Detalhe Importante
O exame toxicológico não pode constar no ASO, mas agora pode ser incluído no PCMSO.

Vigência
A Portaria entra em vigor em 1º de agosto de 2024. Aproveite o tempo para se adaptar às novas exigências e para que o eSocial atualize seus sistemas!

Fique informado e mantenha sua empresa em conformidade com as novas regras! Siga @distrimedd para mais novidades e atualizações!

https://www.instagram.com/distrimedd/

Veja também

SUA EMPRESA SABE QUE TEM FUNÇÕES COM DIRETO A APOSENTADORIA ESPECIAL?20/08/19Quem tem direito à aposentadoria especial por ruídos? Algumas atividades expõe os trabalhadores a agentes insalubres por um longo tempo. São operações que, por mais que se utilize todos os equipamentos de proteção necessários, ainda apresentam riscos e podem comprometer a saúde do funcionário. Nesses casos, é preciso oferecer uma compensação pelas perdas, o que é garantido pela......
ACIDENTE DE TRAJETO VOLTA A SER CORRELACIONADO AO TRABALHO23/04/20REVOGADA A MP 905 O acidente de trajeto volta  ser classificado como benefício acidentário com a revogação da MP 905. Com isso os encaminhamentos ao INSS para acidentes de trajetos devem voltar a ter mais atenção conforme era......
RAT: o que é e como afeta sua empresa?21/11/19RAT: o que é e como afeta sua empresa? RAT: o que é e como afeta sua empresa? Quando um trabalhador realiza qualquer atividade dentro de uma empresa, seja ela qual for, está exposto a riscos. Eles podem ser físicos, biológicos, químicos ou até mesmo......

Voltar para NOTÍCIAS